Depois que publiquei o livro "O que o jovem precisa aprender o mais cedo poss vel? (Sabedoria para a vida)" no in cio de janeiro de 2021, percebi que poderia reestrutur -lo, ampliando o p blico - para quem quer que fosse - que deseje mudar o curso de sua vida na dire o de maior xito.
Dessa forma nasceu este "187 Pontos A Considerar Para Uma Vida Exitosa". A vida exitosa citada no t tulo significa uma vida em que haja xito em todos os planos de seu transcurso - vida pessoal, vida familiar, vida religiosa, vida social, vida profissional.
S o listados 187 t picos. muita coisa A vida exitosa, a meu ver, se faz com uma combina o desses pontos - o maior n mero poss vel deles. N o apresento valora o dos itens. Espero que cada leitor fa a suas escolhas, respeitando seus valores pessoais, suas idiossincrasias, suas convic es, suas circunst ncias. N o h item que possa ser descartado da lista, a meu ver - pode at ser que tenha valor menor em rela o a outros.
Prezado leitor, escolha seu punhado de caracter sticas pessoais, de habilidades gerenciais, de conceitos, de teorias, leis e princ pios, e de atitudes. E v ser feliz Continuando a concretizar uma vida exitosa Para isso vivemos.
Preciso dizer logo que a vida em quest o - exitosa - n o a minha. N o considero que at aqui minha vida tenha sido exitosa, apesar de eu n o reclamar de nada do que vivi. Eu precisaria de outra vida para dar cabo das coisas que apresento neste livro. Essa a raz o por que me dispus a p r neste texto o que penso nesta altura da vida.
Com erros e com acertos foram-se firmando convencimentos, que est o no livro. Para ficar num exemplo, cito um erro que considero o mais grave que cometi e como ele, de certa forma, repercutiu no conte do deste livro. Em raz o deste erro, pelo menos nove t picos foram inclu dos. Qual foi o erro? Depois de decidir seguir carreira em universidade p blica, e tendo conclu do o mestrado, meu orientador na PUC/RJ, professor Arndt von Staa, me convidou a permanecer no Rio para o doutorado com ele. Dei uma desculpa e disse-lhe que voltaria para Bel m para reassumir minhas atividades na UFPA. O professor Arndt me disse ao ouvir minha resposta (guardei bem suas palavras): "Vais-te arrepender da decis o". Achei que n o me arrependeria, e voltei. Ao longo dos anos, vez ou outra, eu era preterido na UFPA por n o ter doutorado. Enredei-me na roda viva da vida e n o conseguia libertar-me para dar o passo para o topo da qualifica o (o ponto final, com o doutorado). Quanto tempo passou at eu conseguir o t tulo? 30 anos. Como evitar esse tipo de erro est espalhado em nove t picos dessa obra.
Considerei cinco categorias para agrupar conceitos, t cnicas, m todos, ferramentas, leis informais, posturas, regras ditadas pelo senso comum, experi ncias, alguma sabedoria extra da de reflex es demoradas e de convencimentos depois de erros e de acertos. As cinco categorias utilizadas s o: 1] Caracter sticas Pessoais; 2] Habilidades Gerenciais; 3] Conceitos; 4] Teorias, Leis e Princ pios; 5] Atitudes.